Amigos da Alcateia

sexta-feira, 29 de maio de 2015

DANÇAS DA ALCATEIA

Dança da fome de Kaa
Um Escotista representa a cabeça de Kaa e o resto da Alcateia faz uma fila, cada um com as mãos nos ombros do que vai à frente e seguindo a cabeça onde quer que ela vá; movendo-se tão vagarosamente quanto seja possível e no mesmo passo.
Vão formando um caracol. Durante todo o movimento, os Lobinhos devem se manter silvando e andando deslizando os pés, sem o menor ruído, de modo que o conjunto seja semelhante ao de uma serpente deslizando na relva. De tempos em tempos um silvo mais forte. A Serpente enrola-se e desenrola-se algumas vezes. O Escotista comanda “Bandar-log”, a este grito, cada Lobinho corre para um lado imitando macacos. Todos começam a fazer as asneiras que macacos são capazes de fazer. Ao novo comando do Escotista “Kaa” os macacos ficam gelados de horror e ficam “grudados” no lugar. O Escotista então, parado, com os braços estendidos à frente e cabeça baixa, balançando o corpo lentamente, para frente e para trás, dá um silvo, e todos os macacos, dão um passo à frente. Ele aponta uma vítima que, assustada rasteja passando entre suas pernas sendo “engolido”, indo então formar uma fila atrás da Kaa que vai engolindo um a um todos os macacos.
Quando todos entrem novamente na formação do corpo da Kaa, ela move-se vagarosamente, formando um círculo e deita-se então para dormir depois da pesada refeição.

Dança da Bagheera
Todos os lobinhos representam a pantera. A alcateia começa parada em Círculo de Parada, todos se movimentam rastejando e olhando para a direita e esquerda, fingindo procurar caça. Neste momento, estão deitados no chão. De repente, eles a perceberam (a caça), todos os lobinhos ficam imóveis e fixam o centro do círculo, onde imaginam que um veado está pastando. Para não serem visto, ficam de quatro, viram-se para o centro e recuam lentamente alguns passos, para ficarem um pouco mais longe e não espantarem o veado. Depois os lobinhos continuam a rastejar cuidadosamente em direção ao centro. Quanto mais próximo do centro, mais colado no chão é o rastejo, e mais vagaroso. Estando bem próximo ficam imóveis deitados, até o chefe gritar “Agora!”, neste instante todos saltam para frente gritando sobre um veado imaginário, apanham-no e estraçalham a caça. Rapidamente recuam, carregando e mordendo imaginários pedaços de carne de veado. Durante esta dança, os lobinhos devem observar o chefe e, no momento, fazer a mesma coisa que ele fizer. Fundo de cena: Bagheera é ágil e destemida, ela que ensinou Mowgli a caçar.


A Dança do Baloo

A alcateia em forma de Círculo de Parada começa a andar. Quando a ordem “Baloo” é dada, cada lobinho faz direita volver e acompanha o guia; marcha lenta e pausadamente como o urso, grave e convencido, A barriga empinada para frente, os cotovelos afastados do corpo, para trás, o queixo para cima, lançando para a direita e para a esquerda, olhares superiores e arrogantes, ele repete em voz alta a Lei dos Lobinhos para que todos aprendam. Quando o chefe faz um sinal ou dá voz de “Alto”, todos para imediatamente, viram-se para o centro do círculo e, na posição de “Firme”, aguardam ordens. Estas ordens serão os comandos usados na alcateia: firmes, cobrir, descansar.... Fundo de cena: Baloo é quem ensina a Mowgli a lei da Jângal. Ele é um sábio e velho urso, grande e bonachão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário