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segunda-feira, 23 de abril de 2012

Tipos de Jogos

No Ramo Lobinho, bem como nos outros Ramos do Escotismo, os jogos são amplamente utilizados para fixação dos conceitos e adestramentos aplicados.

Jogos de cobrança - utilizados como cobrança técnica do adestramento para avaliar o conhecimento.

Jogos iniciais ou quebra-gelo - jogos simples e rápidos para quebrar a apatia ou gelo dos jovens quando iniciam as atividades.

Jogos de revezamento - constituídos de ações repetitivas, são frequentemente usados como cobrança do treinamento. É considerada vencedora a equipe que concluir as tarefas corretamente em menor tempo. Os jogos de revezamento tem uma classificação especial porque são na maioria jogos de correr, e a corrida é o exercício por excelência da criança. Mais do que marchar, saltar, transportar, lançar, atacar e defender, correr é o jogo típico da infância. O desenvolvimento toráxico e a capacidade pulmonar se operam pela corrida.

Jogos de equipe - são jogos onde as equipes se confrontam. Para a realização deste tipo de jogo são necessárias duas condições básicas: a presença de um árbitro honesto, imparcial e inteligente e uma área ou campo de jogo perfeitamente delimitado. Também são importantes as regras, que podem se adequar ao momento, e os limites de tempo.

Jogos noturnos - a diversão que os jogos noturnos propiciam é enorme, como também o valor que deles se obtém. Muitos Escoteiros conseguem dominar seu medo da escuridão praticando estes jogos.
No preparo de jogos noturnos é conveniente levar em consideração as condições climáticas e do terreno, evitando possíveis transtornos. Nada é mais deprimente para um jovem do que participar de um jogo que não entenda. Para um jogo noturno ter êxito, precisa de muita ação e movimento.

Jogos amplos - estes são jogos caracterizados pela surpresa, espaço, tempo e a participação parcial do Chefe como fiscal (as distâncias impedem). Estes jogos podem ser de caráter bem simples, tais como seguir uma pista ou a caça ao tesouro, ou bem mais complicados, requerendo muitos preparativos previamente elaborados e um grande número de Escoteiros de diferentes Tropas.

Jogos de cidade - este tipo de jogo proporciona ao jovem um conhecimento do local onde vivem. Jogos de observação e adestramento dos sentidos - conhecidos como jogos de Kim devem ser variados tanto na forma quanto nos objetos. O adestramento dos sentidos deve ser progressivo para dar bons resultados. Deve começar por objetos simples e ir aumentando pouco a pouco a dificuldade.

Jogo individual - o jogo individual oferece vários inconvenientes, sendo o mais grave, sem dúvida, a formação de crianças chamadas por elas mesmas “convencidas”. A criança envaidecida ou mimada pelos seus resultados no jogo não tardará a tornar-se vaidosa, arrogante e egocêntrica. A adoção de jogos coletivos não impede, de forma alguma, que a criança brilhe sobressaia. Mas é um fato aceito tacitamente pelos companheiros. O que importa acima de tudo é que a criança não obtenha “sozinha” o resultado. Na atividade individual, a criança realiza, consegue este ou aquele resultado, “sozinha”. Na atividade coletiva ela consegue ou realiza tal proeza ou façanha “em conjunto”. Este é um dos princípios fundamentais dos jogos coletivos. Visam, acima de tudo, o desenvolvimento do espírito cooperativo e a educação do senso social.

Jogos Coletivos - oferecem a vantagem de poder ser realizado com elevado número de participantes. Devem ser organizados preferencialmente com duas equipes de jogadores, porque essa é a forma típica do jogo coletivo, aquela que dá à criança uma compreensão mais perfeita e mais rápida do jogo.

 Jogos Co-educativos - até os nove anos os jogo não precisam ser diferenciados entre meninos e meninas. Na idade de 9 a 10 anos aproximadamente, conforme o desenvolvimento morfológico, dinâmico-humoral e psicológico da criança, o interesse do menino volta-se para jogos de determinado feitio, os mesmos que, para as meninas, começam a perder o interesse. Os meninos vão adquirindo gosto cada vez mais acentuado pelos jogos de força, combatividade, persistência, tenacidade, em suma, a virilidade. As meninas por aqueles que contêm elementos de graça, que são delicados, que educam acima de tudo o gesto, a atitude, o andar. A própria natureza se incumbe de despertar no pré-adolescente um interesse diferente de acordo com seu sexo. Não se deve levar a rigor, no entanto, os preceitos de distinção de sexos nos jogos motores. Nem a escolha de jogos para meninas, com receio que sejam brutais, violentos ou de choque. A menina ainda não está em idade de apurar os gestos, a atitude, os movimentos, a ponto de poder ficar deselegante ou desgraciosa.

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